quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Atividade 1.3 Tecnologias e Aprendizagem

Novas Tecnologias e Aprendizagem.

 Hoje vivemos a era da informação, não há como falar de comunicação sem falar em tecnologias, hoje as tecnologias e mídias já fazem parte do ambiente escolar na sala de TV escola, com equipamentos diversos como vídeo, rádio, câmera digital, filmadora e computador.
As tecnologias que hoje conhecemos e utilizamos a todo instante tem formado uma aliança perfeita com o sistema educacional, quando este a utiliza para o desenvolvimento adequado desse sistema através dos mais diversas tecnologias que auxiliam o processo de ensino apredizagem. Existe vários recursos dos quais a escola pode estar utilizando para tornar a aprendizagem bem mais eficiente e interativa do ponto de vista tecnológico.

Atividade 1.4 Tecnologia na Escola.

Tecnologia em minha Escola

Sou Educadora Infantil e trabalho com crianças maiores numa oficina de Pinturas em Tecido, no local onde trabalho, (Complexo Cultural) temos os seguintes recursos tecnológicos, aparelho de som, computadores (com internet), impressora, telefone fixo. Tais aparelhos são utilizados conforme as necessidades, o som é utilizado como suporte musical para entretenimento e forma de relaxamento para que as crianças trabalhem de forma espontânea e satisfatória. O uso do computador e impressora é de grande importância, pois com ele realizamos pesquisas de gráficos e novas técnicas em relação à pintura O computador permite criar ambientes de aprendizagem que fazem surgir novas formas de pensar e aprender e, principalmente, de se comunicar. Outro recurso utilizado é o telefone um meio de comunicação muito importante, pois, com ele podemos manter contado com os alunos e familiares.
Sendo assim, nós educadores temos que sempre estimular a inteligência e capacidade de todas contribuindo assim para a formação da personalidade do indivíduo, sem ter como preocupação única e mais importante à formação de artistas.

Mapa Conceitual de Aprendizagens.

Atividade 1.5- Mapa Conceitual de Aprendizagens.

A interação professor - aluno vem se tornando muito mais dinâmica nos últimos anos.
O professor tem deixado de ser um mero transmissor de conhecimentos para ser mais um orientador, um estimulador de todos os processos que levam os alunos a construírem seus conceitos, valores, atitudes e habilidades que lhes permitam crescer como pessoas, como cidadãos e futuros trabalhadores, desempenhando uma influência verdadeiramente construtiva. É nesse momento que o professor assumir o seu papel de mediador do processo ensino-aprendizagem, favorecendo a postura reflexiva e investigativa. Desta maneira ele irá colaborar para a construção da autonomia de pensamento e de ação, ampliando a possibilidade de participação social e desenvolvimento mental, capacitando os alunos a exercerem o seu papel de cidadão do mundo.